Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que são aposentados por invalidez e dependem do auxílio de outra pessoa - seja de um profissional ou de algum familiar - para realizar a rotina diária, podem solicitar um aumento de 25% sobre o valor mensal recebido.
Essa medida foi estabelecida para complementar a aposentadoria pensando nos custos extras que essa situação pode acarretar, como contratação de alguma terapia específica, remédios e profissionais qualificados, gastos diferentes de uma aposentadoria regular.
COMO SOLICITAR O AUMENTO DO BENEFÍCIO
O adicional pode ser requisitado logo na solicitação inicial ao INSS, mas caso o beneficiário já receba a aposentadoria por invalidez e não possuir os 25%, deverá agendar uma perícia técnica para avaliação da concessão do pedido.
No dia da avaliação será necessário a apresentação de documentos comprobatórios da necessidade de ajuda de terceiros realizado por algum médico; CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de representação legal ou procuração;
MEIOS DE SOLICITAR O AGENDAMENTO
O agendamento da perícia pode ser feito pelo aplicativo “Meu INSS”, pelo site ou ainda pelo telefone 135. Pelo aplicativo, basta fazer o download no celular ou tablet, clicar em “Entrar” e realizar o login ou criar uma nova conta. Depois de acessado, no canto inferior direito da tela selecione “Agendar Perícia”, selecione a opção desejada e siga as orientações para concluir.
É possível acompanhar o agendamento e o resultado da perícia na opção “Agendamentos/Requerimentos”.
Fonte: Portal www.contabeis.com.br
Comments